quarta-feira, maio 17, 2006

 

Contra a violência sobre crianças

A polémica decisão do Supremo Tribunal de Justiça de dia 5 de Abril, na qual era defendida em Portugal, a aplicação de castigos corporais a crianças está em debate no 28º Conferência dos ministros europeus responsáveis pelos Assuntos Familiares, a decorrer em Lisboa.
«Crianças hoje, pais amanhã» é o tema dessa conferência. Um estudo recente concluiu que, em Portugal 80% dos pais acredita que um castigo corporal é uma boa forma de educar um filho. O Conselho da Europa discorda e incentivou o País a mudar de mentalidades. É, hoje, aceite que uma criança educada de forma autoritária e violenta será amanhã um cidadão autoritário e violento.
A violência sobre crianças tem origem na desestruturação da família e em razões económicas. É necessário instituir políticas públicas que garantam maior envolvimento da sociedade civil no combate à pobreza, ao desemprego e na retomada dos valores morais e familiares. Neste sentido, espera-se que a legislação promova a mudança de cultura, estimulando o respeito pelos direitos das crianças, por forma a desenvolver uma educação pelo exemplo, pela orientação sem medos e pela tolerância responsável.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?