quinta-feira, abril 27, 2006

 

Viva a Freguesia de ARIZ ! Viva o 25 de Abril !

Comemorou-se, hoje, o 25 de Abril na Freguesia de Ariz, no Marco de Canaveses

Da intervenção da Associação dos Amigos do Marco sobressaíram as seguintes ideias:

A democracia não é só um regime de regras, mas é também um regime de promoção de valores

Um valor é uma medida de um comportamento que merece estima, admiração e, por isso, deve ser reconhecido como uma referência a imitar.

Ariz é, hoje, no País conhecida como a Freguesia que soube marcar a diferença, orientando a sua acção e as suas escolhas democráticas pelos valores da honra, da verticalidade e da resistência ao oportunismo, à demagogia e à cultura do “chico-espertismo” (desenvolvida pelo consulado de Avelino Ferreira Torres).

Um aldrabão, um demagogo, um qualquer ditador pode enganar duas, três ou quatro dezenas de pessoas. É estranho, mas pode acontecer!!!

Mas, quando vemos dezenas de milhares de pessoas a se deixarem enganar por um aldrabão ou demagogo, é porque muita dessa gente se está a aproveitar das vantagens das aldrabices ou da demagogia. E todos esses que colaboram com um aldrabão ou demagogo, o que querem é excluir os outros, os que se batem pela honra e pela dignidade, de “bens” que oportunistamente desejam só para si.

Qualquer demagogo, qualquer aldrabão e mesmo qualquer tirano deixava de o ser, se não houvesse quem se aproveitasse da demagogia, da aldrabice e da tirania. E disto, ninguém pode acusar a Junta de Freguesia de Ariz e a maioria da sua população

Ariz marcou a diferença e foi prejudicada por orientar os seus procedimentos pelos valores da verticalidade, da honra e da dignidade, ao ponto de nem sequer móveis possuir, até ontem, as suas instalações.

Ariz não foi igual às outras freguesias do Concelho do Marco. Tratar de forma diferente o que não é igual, não significa segregação ou vingança, mas dever de fazer justiça e reconhecer valores.

Não é justo, aos olhos da própria justiça, colocar no mesmo saco a verticalidade e o oportunismo, a dignidade e a hipocrisia, a honra e a ignomínia.

Porque Ariz soube dizer não ao que era fácil, a Associação dos Amigos do Marco presta, neste 25 de Abril, a sua homenagem à junta de Freguesia de Ariz e à população que esteve sempre ao seu lado,batendo-se (durante o buraco negro do regime de Avelino) pela liberdade contra o servilismo, pela honra contra a ignomínia, pela democracia contra a demagogia.

Viva Ariz!

Viva a Liberdade!

Viva o 25 de Abril!

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?