sábado, abril 15, 2006

 
1931-2006
75 anos de instauração da II República espanhola.
De 1936 a 1939 durou a guerra civil espanhola.

De um lado, estavam as forças do chauvinismo e do fascismo, apoiadas pela monarquia, o exército e os sectores mais ortodoxos da igreja que procuravam manter os seus privilégios de classe; do outro lado, estava a Frente Popular Republicana, apoiada pelos sindicatos, partidos de esquerda que queriam a democracia e evitar o avanço do nazi-fascismo que já havia conquistado Itália (em 1922), a Alemanha (em 1933) e a Áustria (em 1934).

Nesta guerra confrontaram-se duas visões ideológicas que marcaram o século XX. Por isso, a guerra civil não foi um acontecimento puramente espanhol, mas europeu. Nela se envolveu a Alemanha nazi e a Itália fascista, apoiando o golpe do general Franco, e a União Soviética que se solidarizou com o governo Republicano.

Foi o acontecimento mais traumático que ocorreu antes da segunda guerra Mundial. Na guerra civil espanhola morreram milhões de pessoas, entre as quais, muitos portugueses que lutaram pelo internacionalismo socialista, contra o fascismo e o nazismo.

Para que a memória de milhões de pessoas que morreram nesta guerra civil não se apague, basta visitar um qualquer cemitério espanhol e ver como se dispõem as cruzes que assinalam os que aí foram sepultados.
Para quando uma homenagem às vitimas da guerra civil e da ditadura de Franco?!...

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?