quinta-feira, março 16, 2006

 

A luta deles terá de ser a nossa luta

Centenas de milhar de estudantes estão hoje a concentrar-se em Paris e noutras cidades francesas, em protesto contra uma nova lei que facilita o despedimento de trabalhadores jovens durante o primeiro emprego.

Ter uma profissão é dar testemunho de um saber e não se pode construir esse saber com um trabalho precário.

Os estudantes franceses lutam pelo seu Futuro, pela estabilidade das suas vidas e pela possibilidade de organizarem família.

Em Paris, estudantes universitários e do ensino secundário, a quem se juntaram professores, trabalhadores e sindicalistas, têm estado a desfilar pela cidade fazendo parar o trânsito, enquanto gritam slogans como «não somos carne para canhão» ou «não somos carne fresca para o patrão».

Segundo a LUSA, mais de metade das 84 universidades públicas francesas encerraram total ou parcialmente devido a barricadas dos estudantes.

A Sorbonne permanece fechada há três dias, depois de a polícia ter evacuado com gás lacrimogéneo cerca de 300 estudantes. Os responsáveis pelo estabelecimento afirmaram que a ocupação causou danos entre cerca de 499 mil euros e 997,6 milhões de euros.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?