sexta-feira, março 24, 2006

 

Dia do Estudante

A carta dos direitos e deveres do estudante, aprovada pelos estudantes, em Grenoble, em 1962, definia o estudante como “um jovem trabalhador intelectual” e, por isso, com direitos e deveres que resultam do facto de desempenhar, desde a sua formação intelectual, uma função social.

A luta que os estudantes travam, hoje, em França, prende-se com esta perspectiva: o Estado ao reconhecer uma escola e ao reconhecer a profissão que ela forma, reconhece que a escola não é um mero local de aprendizagem e uma profissão não se resume a um posto e trabalho. Por isso, os estudantes têm a obrigação de lutar por um melhor sistema de ensino e pela estabilidade da sua profissão, por forma a poder realizar as expectativas sociais que a escola lhe criou e a sociedade lhe exige.

Em Portugal, neste dia, os estudantes promovem uma jornada de luta. “Lutamos pela avaliação pedagógica dos professores, por uma Acção Social mais justa, pela revogação da Lei de Financiamento, por uma participação na gestão das escolas e contra a forma como as universidades portuguesas estão a lidar com a Declaração de Bolonha. Em causa está também o alegado desinvestimento no ensino universitário por parte do Governo”, esclarecem os dirigentes associativos.

No ensino secundário, defendem: a educação sexual nas escolas, são contra os exames nacionais do 9º e 12º anos, a nota mínima de 9,5 valores para entrada no ensino superior e contra os "números clausus" nas universidades e institutos politécnicos.

É pena que os estudantes portugueses não consigam perspectivar a sua luta para os grandes desafios e problemas que os esperam: a concorrência entre diplomados na Europa, a questão dos estágios e da integração na vida profissional. Talvez a causa esteja no facto da maioria dos dirigentes de associações de estudantes fazerem da "sua luta" um mero trampolim para uma carreira partidária.


dominadas por preocupações de carreira política

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