terça-feira, março 14, 2006

 

Conferência internacional sobre os Transgénicos

Sob o patrocinio da ONU, cerca de 6.000 pessoas, entre ministros de 187 países, ambientalistas e cientistas, são esperadas a partir desta semana em Curitiba, no Paraná (Sul do Brasil), onde decorrem duas conferências da ONU sobre biodiversidade (lei da interdependência das formas de vida, da diversidade depende a estabilidade dos ecossistemas e lei da existência de limites no desenvolvimento e crescimento dos seres vivos) e biossegurança.

Está em causa a produção de transgénicos.

Os ambientalistas defendem que a ciência ainda não conseguiu demonstrar que não há impacto negativo no ser humano e no meio-ambiente com a produção e consumo de transgénicos. Querem, por isso, que os cidadãos e os países sejam informados da produção, importação e exportação de alimentos que «possam conter» organismos geneticamente modificados.

Convém lembrar que os transgênicos são plantas criadas em laboratório com técnicas da engenharia genética que permitem "cortar e colar" genes de um organismo para outro, mudando a forma do organismo e manipulando sua estrutura natural a fim de obter características específicas. Não há limite para esta técnica; por exemplo, é possível criar combinações nunca imaginadas como animais com plantas e bactérias.

Desconfia-se que os transgênicos possam fazer aumentar a resistência a antibióticos e já se sabe que causam alergias, contaminam plantações vizinhas, etc.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?