segunda-feira, fevereiro 27, 2006

 

Tirem a máscara: é CARNAVAL


Diz-se que o Carnaval terá nascido há dez mil anos, antes de Cristo. Nessa altura, homens, mulheres e crianças reuniam-se no Verão com os rostos mascarados e os corpos pintados para espantar os demónios das más colheitas.

Pensa-se que são de natureza carnavalesca as Festas Egípcias que homenageavam a deusa Isis e o Touro Apis. O mesmo aconteceria com os festejos gregos das Festas Lupercais e Saturnais. Estas festas celebravam a volta da Primavera, simbolizando o Renascer da Natureza.

De certeza, só temos o facto do Carnaval estar associado a fenómenos astronómicos e a ciclos naturais e caracterizar-se sempre por divertimentos públicos, bailes de máscaras e manifestações folclóricas.

Entre nós, o Carnaval é o Entrudo de outros tempos. Acontecia num período anterior à Quaresma e representava a manifestação festiva da liberdade. Este sentido continua, hoje, a ser a característica fundamental do Carnaval.

Na Europa, os mais famosos Carnavais são os de Paris, Veneza, Munique e Roma, seguidos de Nápoles, Florença e Nice.

Em países como Itália, França e, mais recentemente, em Portugal, o Carnaval integra-se nos roteiros das festas turísticas, com desfiles urbanos, onde os carnavalescos usam máscaras e fantasias.

O nosso Entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII, por influência dos portugueses da Ilha da Madeira, Açores e Cabo Verde. Isso aconteceu por volta de 1723, com as brincadeiras de loucas correrias, mela-mela de farinha, água com limão e depois as batalhas de confetes e de serpentinas. Personagens como a Colombina, o Pierrot e o Rei Momo também foram incorporados no Carnaval brasileiro, embora sejam de origem europeia. Os grandes cortejos carnavalescos com desfiles sambados tornaram-se num acontecimento comercial de promoção turística. Só no Rio de Janeiro espera-se que o Carnaval renda, este ano, cerca de 300 milhões de euros.

Mas, a nível representativo, o Carnaval é o festejo da máscara, da máscara que se esconde no resto do ano.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?