domingo, fevereiro 19, 2006

 

Pandemia do século XXI

Foi Hipócrates o primeiro a utilizar o termo epidemia e endemia, com o sentido que hoje lhe damos. Epidemia caracteriza-se pela incidência, em curto período de tempo, de grande número de casos de uma doença, ao passo que a endemia traduz-se pelo aparecimento de menor número de casos numa determinada região. Endemos, em grego clássico, significa "originário de um país, indígena", "referente a um país", "encontrado entre os habitantes de um mesmo país".

Platão no seu livro “Das Leis “foi o primeiro a utilizar o termo pandemia, num contexto que lhe deva um sentido politico . Usou-a no sentido genérico, referindo-se a qualquer acontecimento politico capaz de alcançar toda a população. No mesmo sentido foi também utilizada por Aristóteles. A palavra pandemia é formada pelo prefixo neutro pan (todo) e demos (povo).


O conceito moderno de pandemia é o de uma epidemia de grandes proporções, que se espalha a vários países e a mais de um continente. Em todos os séculos houve pandemias. Exemplo muitas vezes citado é o da chamada "gripe espanhola", que se seguiu à 1ª Guerra Mundial, nos anos de 1918-1919, e que causou a morte de cerca de 20 milhões de pessoas em todo o mundo.

Actualmente, falamos de Gripe das Aves, como a pandemia do século XXI. O H5N1 é o vírus da Gripe das Aves. Apareceu em Hong Konk em 1997 e, hoje, extende-se à escala global. O vírus H5N1 pode ser resistente aos anti-virais e transformar-se num vírus novo que terá capacidade de se transmitir pessoa a pessoa. E, há cada vez mais provas de que esta estirpe tem capacidade de saltar a barreira das espécies e de causar doença grave, com alta mortalidade, nos seres humanos, provocando uma pandemia à escala mundial.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?