quinta-feira, dezembro 15, 2005

 

A água é fonte de vida, um direito natural do Homem

Desde as civilizações mais remotas, foi conferido à água um duplo significado: uma vezes, simbolizava a morte e o sofrimento; outras, a vida e a alegria.

A água esteve sempre, associada ao que há de mais humano no homem e marcou a sua própria história.As fontes de água são também símbolos de vida, esperança e alegria. Logo no início do livro do Génesis diz-se que «Deus era levado sobre as águas» e no Evangelho de S. João a água é fonte de vida eterna «Mas a água que eu lhe der, virá a ser nele uma fonte de água , que jorre para a vida eterna».

Sem água não há vida, quer sob o ponto de vista espiritual, quer sob o ponto de vista corporal.

A água é um bem escasso. Pensa-se que num futuropróximo a água potável pode vir a ficar mais cara que o petróleo.

Precisamos de água mais do que de pão para a boca, mas corremos o risco de permitir que a água se torne num negócio e fique acessível apenas a alguns que têm dinheiro para pagar o seu avultado preço.

Mário Soares e Manuel Alegre consideram o direito à água como um direito humano.E o que fazem o Governo e os autarcas do PS?!...

As autarquias, face às leis já aprovadas pelo PS, PSD e CDS, podem entregar a exploração e distribuição de água a privados.

Não podemos permitir que o direito natural á água passe a ser um negócio. Alguém acredita, por exemplo, que um privado coloque o seu capital numa empresa pública para não ter lucros?!... E para os empresários terem lucros, a água deixa de ser um bem acessível a todos para ficar disponível só aos que têm dinheiro para a pagar. Os outros terão a água que não está tratada, que corre o risco de ficar inquinada.

Precisamos de alertar a opinião pública para a defesa da água como um bem público, temos de alargar a consciência colectiva do direito à água para todos.

Pagamos impostos, temos o direito ao bem público da água.

Sem água não há futuro.

Temos de falar uns com os outros, darmos as mãos e sermos solidários na defesa do direito à água.

Pensemos no que aconteceu no Marco.

Digamos NÃO à privatização da água!

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?