domingo, fevereiro 05, 2012

 

Admiro gente que sabe pensar!

Estou a ouvir Adriano Moreira na SIC. Diz que valia a pena reler Marcuse. Faz a diferença entre informação e conhecimento e entre mundialização e globalização. Está preocupado com os poderes anónimos (invisíveis) e diz que o mercado não se regula por si mesmo. Entende que o Tratado de Lisboa foi mal feito e que não há lideranças europeias, pois tratam-nos como "coisas". Refere uma história significativa: George Soros (o tal que dizia que fazia tremer o Banco de Inglaterra) no seu cartão de visitas tinha escrito -- “especulador financeiro”.

Refere o erro dramático da política agrícola e de pescas comum. E acrescenta: “Um país só é país, quando a sua gente pisa a terra (a ideia de pátria é essa). A janela de liberdade de um País é o mar”.

Depois anota: “os sacrifícios exigidos aos portugueses são excessivos. Temos um ministro do orçamento, mas falta-nos um ministro das finanças – não temos quem se preocupe com os recursos que nos faltam e isso incumbe a um ministro das finanças. Também não temos ministro da economia e isso resulta da Troika. Somos um protectorado. Estou muito preocupado com os meus netos. Não sei se o País lhes dará um futuro digno.”

Interroga-se: “dizem que a crise é mundial, mas alguém convoca o conselho económico das Nações unidas?”.

No seu entender, precisámos de políticos com palavra e com sabedoria. "Só estas qualidades dão a confiança que faz a coesão social. E isso falta não só em Portugal, mas na Europa".

Por fim assegura:"Não estou de acordo com o fim do Estado social. Abandonar o Estado social é deitar o futuro pela janela.

Já me chegam estas declarações. Nunca estive tanto de acordo!
http://sicnoticias.sapo.pt/economia/article1285724.ece 

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?